sábado, 20 de julho de 2019

Escrituras Gnósticas e Fragmentos O Evangelho Segundo Maria Madalena. ( 2019)

Arquivo | Biblioteca | Livraria | Índice | Web Palestras | Ecclesia Gnostica | Sociedade Gnóstica
O Evangelho de Maria Madalena: Jesus e a Primeira Mulher Apóstolo por Karen King
Uma excelente nova edição impressa do Evangelho de Maria de Magdala. Leia a introdução do Dr. King ao Evangelho de Maria de Magdala
Notas do arquivo:
O Evangelho de Maria é encontrado no Códice Gnóstico de Berlim ( Papyrus Berolinensis 8502 ). Este códice muito importante e bem preservado foi descoberto no final do século XIX em algum lugar perto de Akhmim, no alto Egito. Foi comprado no Cairo em 1896 por um estudioso alemão, Dr. Carl Reinhardt, e depois levado para Berlim.
O códice (como são chamados esses livros antigos) provavelmente foi copiado e encadernado no final do quarto ou início do quinto século. Contém traduções coptas de três importantes textos gnósticos cristãos primitivos: o Evangelho de Maria, o Apócrifo de João e a Sophia de Jesus Cristo . Os próprios textos datam do segundo século e foram originalmente escritos em grego.
Apesar da importância da descoberta desta antiga coleção de escrituras gnósticas, vários infortúnios, incluindo duas guerras mundiais, atrasaram sua publicação até 1955. Nessa época, a grande coleção de antigos escritos gnósticos de Nag Hammadi também havia sido recuperada. Descobriu-se que cópias de dois dos textos deste códice - o Apócrifo de João e a Sophia de Jesus Cristo - também haviam sido preservadas na coleção de Nag Hammadi. Estes textos do Códice Gnóstico de Berlim foram usados ​​para ajudar e aumentar as traduções do Apócrifo de João e a Sophia de Jesus Cristo, como estão agora publicadas na Biblioteca de Nag Hammadi.
Mas o mais importante é que o códice preserva o mais completo fragmento sobrevivente do Evangelho de Maria - e é claro que essa chamada Maria é a pessoa que chamamos de Maria de Magdala . Dois outros pequenos fragmentos do Evangelho de Maria, de edições gregas separadas, foram posteriormente desenterrados em escavações arqueológicas em Oxyrhynchus, no Egito. (Fragmentos do Evangelho de Tomé também foram encontrados neste local antigo; veja a página Oxirrinco e o Evangelho de Tomé para mais informações sobre Oxyrhynchus.) Encontrar três fragmentos de um texto dessa antiguidade é extremamente incomum, e é assim evidenciado que o Evangelho de Maria foi bem distribuído nos primórdios do cristianismo e existiu tanto em uma tradução original em grego quanto em uma tradução copta.
Infelizmente, o manuscrito sobrevivente do Evangelho de Maria está faltando as páginas 1 a 6 e as páginas 11 a 14 - páginas que incluíam seções do texto até o capítulo 4, e partes dos capítulos 5 a 8. O texto existente do Evangelho de Maria , como encontrado no Códice Gnóstico de Berlim, é apresentado abaixo. O texto do manuscrito começa na página 7, no meio de uma passagem.
Material Introdutório Adicional
Recomendamos vivamente a nova tradução de Karen King com extensos comentários, O Evangelho de Maria de Magdala: Jesus e a Primeira Mulher Apóstola . O Evangelho de Maria também está incluído, juntamente com uma introdução útil, na Edição Internacional das Escrituras de Nag Hammadi .
Sem material explicativo e de base, será impossível para um leitor não familiarizado com os antigos escritos cristãos-gnósticos entender o Evangelho de Maria . A introdução do Dr. King ao seu livro - que fornecemos aqui na pré-visualização - oferece uma excelente visão geral do texto do Evangelho de Maria e uma discussão sobre a descoberta e os fragmentos sobreviventes do manuscrito. Nos capítulos seguintes, o Dr. King fornece as informações contextuais que um leitor precisa para entender as mensagens desse importante texto.
Leia o capítulo introdutório do Dr. King de O Evangelho de Maria de Magdala: Jesus e a Primeira Mulher Apóstolo.
O Discovery Channel fez um excelente documentário sobre a tradição de Maria Madalena, com comentários equilibrados de vários eruditos reconhecidos da tradição cristã primitiva e gnóstica. Este filme vale a pena assistir: The Secrets of Mary Magdalene


Também recomendamos adicionalmente os três primeiros livros listados à esquerda: Maria Madalena, Primeiro Apóstolo por Ann Brock; A ressurreição de Maria Madalena: Legends, Apocrypha, and the Christian Testament por Jane Schaberg; e Maria Madalena, Mito e Metáfora de Susan Haskin. Há muitos livros agora disponíveis sobre Maria de Magdala, alguns de valor questionável. Estes quatro livros estão entre os melhores e juntos oferecem uma visão geral da Magdalen na história e no mito a partir de uma ampla variedade de perspectivas.
Palestras sobre O Evangelho de Maria Madalena também estão disponíveis em nossa coleção de Palestras na Web do Gnosis Archive .

O Evangelho Segundo Maria Madalena 
(O Evangelho De Maria)

Capítulo 4
(As páginas 1 a 6 do manuscrito, contendo os capítulos 1 a 3, são perdidas. O texto existente começa na página 7 ...)

. . . Será que a matéria será destruída ou não?

22) O Salvador disse: Toda a natureza, todas as formações, todas as criaturas existem em um e com o outro, e serão novamente resolvidas em suas próprias raízes.

23) Pois a natureza da matéria é resolvida nas raízes de sua própria natureza.

24) Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.

25) Pedro disse-lhe: Já que você explicou tudo para nós, diga-nos também: Qual é o pecado do mundo?

26) O Salvador disse que não há pecado, mas é você quem faz o pecado quando faz as coisas que são como a natureza do adultério, que é chamado de pecado.

27) É por isso que o Bom entrou em seu meio, para a essência de toda a natureza, a fim de restaurá-lo à sua raiz.

28Então ele continuou e disse: É por isso que você fica doente e morre, pois você é privado daquele que pode curar você.

29) Aquele que tem vontade de entender, entenda.

30) A matéria deu origem a uma paixão que não tem igual, que procedia de algo contrário à natureza. Então surge uma perturbação em todo o seu corpo.

31) É por isso que eu disse a você: Tenha bom ânimo, e se você estiver desanimado, seja encorajado na presença das diferentes formas da natureza.

32) Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.

33) Quando o Abençoado disse isso, Ele cumprimentou a todos, dizendo: A paz esteja com você. Receba minha paz para vocês.

34) Cuidado que ninguém te engana dizendo Lo aqui ou ali! Pois o Filho do Homem está dentro de você.

35) Siga depois Dele!

36) Aqueles que O buscam O encontrarão.

37) Vá e pregue o evangelho do Reino.

38) Não estabeleça quaisquer regras além daquilo que eu te designei, e não dê uma lei como a do legislador, para que você não seja restringido por ela.

39) Quando Ele disse isto Ele partiu.


capítulo 5
1) Mas eles ficaram tristes. Eles choraram muito, dizendo: Como iremos para os gentios e pregamos o evangelho do Reino do Filho do Homem? Se eles não o pouparam, como nos pouparão?

2) Então Maria se levantou, cumprimentou a todos e disse a seus irmãos: Não choreis e não sofra nem seja indeciso, pois Sua graça estará inteiramente contigo e te protegerá.

3) Mas antes, vamos louvar a sua grandeza, pois Ele nos preparou e nos fez entrar nos homens.

4) Quando Maria disse isso, ela voltou o coração para o Bem e começaram a discutir as palavras do Salvador.

5) Pedro disse a Maria: Irmã, sabemos que o Salvador te amou mais do que o resto da mulher.

6) Diga-nos as palavras do Salvador que você lembra que você conhece, mas nós não as ouvimos, nem as ouvimos.

7) Respondeu Maria: O que está escondido de ti eu te proclamarei.

8) E ela começou a falar-lhes estas palavras: Eu, disse ela, vi o Senhor em visão e disse-lhe: Senhor, hoje te vi em visão. Ele respondeu e me disse:

9) Bem-aventurado és tu que não vacilaste perante a visão de mim. Pois onde a mente está, está o tesouro.

10) Disse-lhe eu: Senhor, como vê aquele que vê a visão pela alma ou pelo espírito?

11) O Salvador respondeu e disse, Ele não vê através da alma nem através do espírito, mas a mente que está entre os dois é o que vê a visão e é [...]

(as páginas 11 a 14 estão faltando no manuscrito)


Capítulo 8:
. . . isto.

10) E desejo disse, eu não vi você descendo, mas agora vejo você subindo. Por que você mente desde que você pertence a mim?

11) A alma respondeu e disse: Eu te vi. Você não me viu nem me reconheceu. Eu te servi como uma roupa e você não me conhece.

12) Quando disse isso, a alma se foi regozijando muito.

13) Novamente chegou ao terceiro poder, que é chamado de ignorância.

14) O poder questionou a alma, dizendo: Onde você está indo? Na maldade você está preso. Mas você está obrigado; não julgue!

15) Então disse a alma: Por que me julgas, ainda que não tenha julgado?

16) Eu fui amarrado, embora não tenha ligado.

17) Eu não fui reconhecido. Mas eu reconheci que o Todo está sendo dissolvido, tanto as coisas terrenas como as celestes.

18) Quando a alma superou o terceiro poder, subiu e viu o quarto poder, que tomou sete formas.

19) A primeira forma é a escuridão, o segundo desejo, a terceira ignorância, a quarta é a excitação da morte, a quinta é o reino da carne, a sexta é a sabedoria tola da carne, a sétima é a sabedoria irada. Estes são os sete poderes da ira.

20) Eles perguntaram a alma, De onde você vem matador de homens, ou onde você está indo, conquistador do espaço?

21) A alma respondeu e disse: O que me liga foi morto, e o que me excita foi vencido.

22) e meu desejo foi terminado, e a ignorância morreu.

23) Em um aeon eu fui libertado de um mundo, e em um tipo de um tipo, e do grilhão do esquecimento que é transitório.

24) A partir deste momento eu vou chegar ao resto do tempo, da estação, do aeon, em silêncio.


Capítulo 9
1) Quando Maria disse isso, ela ficou em silêncio, pois foi nesse ponto que o Salvador falou com ela.

2) Mas André respondeu e disse aos irmãos: Diga o que você deseja dizer sobre o que ela disse. Eu pelo menos não acredito que o Salvador tenha dito isso. Certamente esses ensinamentos são idéias estranhas.

3) Pedro respondeu e falou sobre estas mesmas coisas.

4) Ele os questionou sobre o Salvador: Ele realmente falou em particular com uma mulher e não abertamente para nós? Devemos nos virar e todos escutar ela? Ele preferiu ela a nós?

5) Então Maria chorou e disse a Pedro: Meu irmão Pedro, o que você acha? Você acha que eu pensei isso em meu coração, ou que estou mentindo sobre o Salvador?

6) Levi respondeu e disse a Pedro, Pedro, você sempre foi temperamental.

7) Agora vejo você lutando contra a mulher como os adversários.

8) Mas se o Salvador a fez digna, quem é você para rejeitá-la? Certamente o Salvador a conhece muito bem.

9) É por isso que Ele a ama mais do que nós. Em vez disso, sintamos-nos envergonhados e nos revestimos do Homem perfeito, e nos separemos como Ele nos ordenou e pregamos o evangelho, não estabelecendo qualquer outra regra ou outra lei além daquilo que o Salvador disse.

10) E quando ouviram isso, começaram a sair para proclamar e pregar.


O Evangelho de Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário